07/11/2012

TRADUÇÃO DA REVISTA CINEMANÍA (MÉXICO)


CITAÇÕES DE ROB,KRISTEN, TAYLOR E STEPHENIE MEYER

O artigo começa com uma descrição para recapitular a última cena de Amanhecer 1 e a sinopse de Amanhecer 2.

A Cinemania se encontrou com o time por trás de Amanhecer 2 esse verão, primeiro em San Diego e então novamente em Los Angeles, uns dias antes do escândalo que colocou Pattinson e Stewart em um perigoso rompimento. Com Stephenie Meyer e os atores nós refletimos sobre o sucesso da Saga Crepúsculo, entusiasmo dos fãs, a tristeza de dizer adeus, as lembranças e a animação por, finalmente, tirar um pouco de férias, muito merecidas!

O FIM DE UMA ERA

Nós vimos eles amadurecerem na frente das câmeras e os nossos olhos, tornando-se atores crescidos com uma promissora carreira. Stewart tinha apenas 18 quando interpretou a insegura e apaixonada Bella pela primeira vez. Lautner tinha apenas 16 e teve que entrar em forma com a possibilidade de um novo ator substitui-lo em Lua Nova, e Pattinson era somente um ator inglês que nós vimos morrer no quarto filme Harry Potter. Após quatro anos e cinco filmes, esses caras concordam em muitas coisas: a franquia mudou a vida deles. Eles também admitem ter uma certa tristeza por nunca mais voltar a esse universo. A filmagem incessante dos dois filmes Amanhecer, por sete longos meses em Vancouver, foi muito longa e cansativa para os atores.

"Se eles me dissessem amanhã que nós tínhamos que filmar novas cenas, eu iria ficar realmente feliz. Eu iria começar a vibrar com animação, porque eu gosto de interpretar essa personagem", Stewart nos explica sobre o final agridoce que está se aproximando.

A atriz também acrescentou que, na realidade, ela não teve que dizer adeus a Bella, porque todos os personagens que ela interpreta ficam com ela depois que ela os retrata, "Eu tomei tudo que precisava dela e agora essa fase acabou. Esse projeto tem sido algo muito especial , durou um longo tempo, tem sido muito indulgente e maravilhoso embora, ao mesmo tempo, todos nós estávamos correndo, não para acabar com isso, mas para completar a experiência. Agora que nós fizemos, eu gosto de olhar para isso à distância."

Lautner, ciente do fim dessa etapa muito longa e significativa em sua carreira, garantiu aproveitar cada último momento no set, "Eu me lembro que a data final estava se aproximando. Tínhamos três semanas restantes de filmagem e eu disse para mim mesmo: 'Agora é o momento que eu deveria começar a imergir em cada momento, por que eu sei que quando nós terminarmos eu vou querer voltar o tempo e começar isso de novo.' Estou muito feliz que eu fiz." ele confessou.

Para ele, houve um momento especialmente memorável durante as filmagens de Amanhecer, "A cena mais emocionante para mim foi a última coisa que eu filmei em toda franquia. Foi um momento único, mas ao mesmo tempo foi uma cena difícil para Jacob, é quando ele tem que dizer adeus a Bella", ele disse, e admite que o fim dessa Saga permitiu a ele fazer algo que tem esperado por um tempo, "Quando um filme termina, você precisa tirar uma semana para dormir e ficar sem fazer nada. É divertido porque dessa semaan você pensa: " Chega. Eu preciso voltar a trabalhar."

As palavras de Pattinson são provavelmente mais atraentes para os fãs tristes da Saga, o ator queria que nós soubéssemos que esse não é realmente o fim da era Crepúsculo, "Eu vejo os filmes Harry Potter, e ninguém está se comportando como se tivesse acabado. Todos olham para o elenco da mesma forma. Eu não acho que afeta, de forma alguma. Vai levar anos para as coisas acalmarem ou você precisa fazer algo mais definitivo depois disso, para mostrar a direção que você quer tomar."

O SEGREDO DO SUCESSO  

Para Meyer, o motivo para essas histórias que ela escreveu e esses filmes terem se tornado um fenômeno mundial ainda é um mistério, e ela garante estar surpresa com isso o tempo todo.Lautner está convencido que a autora é muito modesta, "Eu nunca sei como responder essa questão, mas todo o mérito é dos livros e dos personagens que ela criou. Foi lá que tudo começou. É uma honra enorme estar na situação que me permite trazer eles a vida. Os personagens do livro que fizeram os fãs se apaixonarem. Eu não tenho ideia porque os fãs se identificaram tanto com eles, mas eu sei que foi lá que tudo começou."

Seu elenco a fez se atrever a ir mais fundo nesse assunto, identificando a experiência compartilhada que ela acredita ser a chave para o sucesso nessa franquia, "Eu tenho sido obcecada por isso e tem sido uma experiência muito pessoal.Tem outras pessoas que estão nas mesmas coisas que eu e nós compartilhamos essa energia. É contagiosa. Se você gosta de algo, e pode compartilhar com seus amigos, você gosta ainda mais." Stewart nos disse.

VALOR SENTIMENTAL DO SET

Lautner e Kristen não puderam esconder isso de nós, eles não queriam deixar Vancouver sem roubar uma lembrança dos dias que ainda estavam filmando. Lautner ficou com as últimas roupas que usou em Amanhecer, mas ele admitiu que ele gostaria de ter ficado com a motocicleta.

Stewart foi mais ambiciosa que o lobisomem, pegando vários objetos, "Eu fiquei com o anel de casamento e alguns braceletes. Na verdade, todas as joias da Bella. Eu também tenho algumas roupas do final de cada filme, eu digo: "Eu quero isso, eu quero aquilo". Eu tenho
casaco do primeiro filme, o que ela leva para a escola, o marrom. É engraçado porque é algo que eu usaria mas ele, na verdade, não fecha porque é um adereço". A atriz também contou que vai sentir falta do ar de Vancouver e daquela conexão especial que ela sempre teve com a equipe.

Pattinson foi o único que não reivindicou posses de seu personagem, ele está convencido de que o anel de casamento de Edward deveria ser encontrado à vendo no EBay agora mesmo. O ator falou conosco sobre outras, talvez menos sentimentais, coisas que ele irá perder, agora que seus dias filmando a saga de vampiros acabou, "Há esse lugar, incrivelmente bom, para comer shawarmas em Vancouver, é um dos melhores do mundo, o que é muito estranho porque está em Vancouver. A pior parte é que eu nunca sei onde é, eram sempre outras pessoas que compravam eles (risos). Mas eu realmente gostei, e também o frango frito que você consegue no serviço de quarto de hotel (risos)."

NOTAS FINAIS

Para Stewart, há um motivo claro porque ela não deveria estar triste sobre o fim da história: Edward e Bella finalmente encontraram felicidade e um jeito de ficarem juntos, "Eu não quero aconteça a eles, por favor, deixem eles em paz. No final do filme nós chegamos a um ponto que é tão satisfatório, que faz você se sentir realmente bem", a atriz previu. "Eu não quero que isso soe arrogante, mas nós fazemos coisas realmente legais com esse final.Eu acho que Bill (Condon) é a pessoa perfeita para dirigir esse quarto livro. A audiência espera algo muito emocional com esse fim e eu assisti quatro vezes, e eu posso dizer que eu chorei toda vez."

Talvez Pattinson esteja certo, talvez esse não seja o fim de uma era para os atores dessa franquia, mas todos eles tem que provar se estão em Hollywood pra ficar, se dentro de alguns anos esses títulos serão apenas mais um em suas filmografias, ou se as aventuras de Bella, Edward e Jacob vai definir suas carreiras para sempre. Só o tempo tem a resposta.

ENTREVISTA DE ROB (Q&A) - ROBERT PATTINSON: MORDIDO PELA FAMA

O ator compareceu à nossa entrevista no hotel Four Seasons em Los Angeles vestido em um jeans casual e uma camisa de manga curta. Seu boné, cobrindo seu cabelo quase laranja, e o cigarro eletrônico que ele fuma entre as respostas chama a atenção. Ele está cansado; essa é sua milésima entrevista em um longo dia de conversas com jornalistas, depois de um fim de semana promocional falando sobre seu papel no último filme da Saga Crepúsculo.

É de se admirar que Rob coloque todos esses fatores de lado, sorria enquanto conversa comigo e sempre tente dar uma resposta sincera, inteligente e única.

Nos fale um pouco sobre Edward nesse filme. Muita coisa aconteceu desde que você começou a interpretá-lo.
ROBERT: Eu tive que lidar durante todos os filmes com significados fundamentais, e neste ponto, eu acho que Stephenie (Meyer) já havia superado esse aspecto da sua personalidade.O momento que Bella se transforma em uma vampira, ambos estão bem. Ela é a melhor humana-transformada vampira que já aconteceu, então ele não tem nada com o se preocupar, e nada acontece com a menina que eles tiveram juntos, ela é uma ótima filha. Eu acho que uma das diferenças nesse filme é que ele está mais animado sobre as coisas. Ele tem algo que o motiva, e isso é sempre interessante de se interpretar. Finalmente, ele não tem nada com o que se preocupar, ele sabe que tem que proteger sua filha, mas ele não duvida nem por um segundo como fazê-lo. Foi muito atraente interpretá-lo como uma pessoa segura, uma mudança completa.

Você irá sentir falta do personagem ou você está feliz por deixá-lo para trás?
ROBERT: Eu não sei. Se Stephenie tivesse escrito outro livro depois de Amanhecer, no qual algo louco acontecesse, eu gostaria de interpretá-lo. Mas você não anseia por algo, a não ser que exista (risos e um olhar malicioso). Eu nunca sequer imaginei que o quarto livro seria dividido em duas partes, porque quando eu assinei para fazer esses filmes, eles não tinham dividido as duas últimas partes de Harry Potter. Ninguém sabia que a nova tendência de fazer sequências seria dividir o último livro em duas partes (risos).

Acho que filmar os últimos dois filmes não foi fácil...
ROBERT: Filmá-los ao mesmo tempo foi difícil, e, quando nós filmamos esse, existiam diferentes unidades de direção porque tem muitas sequências de ação. Nós estávamos filmando coisas que nenhum de nós sabia como acabaria se encaixando na versão final.Na primeira versão desse filme, há uma cena da luta final, isso deveria ser um segredo, mas todo mundo já sabe e irá durar cerca de 45 minutos. Uma cena de luta, realmente, realmente longa. Nós levamos dois meses e meio para filmá-la em um estúdio com uma tela verde, neve falsa e muitas horas de filmagem por dia. Nós passamos tanto tempo cercados por verde que quando nós deixamos o estúdio, tudo ainda parece verde. Foi uma loucura.

Como essa saga mudou você? 
ROBERT: É interessante. Muitas pessoas vão a loucura quando conseguem fazer um filme com essas características. Especialmente nesses momentos, onde você perde completamente sua vida social e acaba com uma nova. Tive sorte por ter tido os mesmos amigos por dez anos antes de tudo isso acontecer, e eu não tinha interesse em conhecer novas pessoas (risos). Então,realmente, não mudou muito.Você também precisa tentar não ver as pessoas de uma maneira diferente, e às vezes é muito fácil porque você passa alguns anos com todo mundo lhe perguntando as mesmas coisas, de novo e de novo. Não somente jornalistas, pessoas em geral, pessoas em sua vida diária, até mesmo estranhos, todos eles perguntam a mesma coisa e é estranho.Além disso, você sabe que depois eles vão estar dizendo algo sobre você e esse é um sentimento ainda mais estranho.Então você precisa se concentrar na realidade, de novo e de novo (risos).

Você se vê fazendo novamente uma franquia em breve? OU você prefere ficar em filmes unitários?  
ROBERT: Se for uma boa franquia, não há problema. Todo filme que está sendo feito agora acaba sendo uma franquia (risos), mas eu tenho que lhe dizer que há algo lindo em distribuir um filme com um grande estúdio por trás disso; há uma certa garantia que as pessoas irão vê-lo. Você vai ter uma boa equipe de pessoas trabalhando. Nesse sentido, eu gosto do modo que o sistema dos estúdios funciona.

Temos visto Kristen Stewart alcançar certa superioridade profissionalmente, precisamente por causa desse sistema. Você se tornou mais corajoso, você tem se arriscado mais ao lado dela?
ROBERT: Muito mais. Eu me lembro quando me mandaram o roteiro de 'Cosmopolis', nós estávamos prestes a começar as filmagens de 'Amanhecer' e eu perguntei para todo mundo se eu deveria aceitar. Eu sabia que eu tinha gostado dele, mas estranhamente eu não sabia o que fazer. Eu pedi para Kristen ler o roteiro e ela me disse: "Que diabos você está falando? Você tem que fazer isso! É Cronenberg!" (risos). Isso influenciou minha decisão, claro. Kristen é a prova viva que você pode ser bem sucedido somente fazendo coisas que ela acha especificamente interessantes. Ela nunca toma decisões pensando sobre sua carreira e é algo que funciona mais e mais conforme o tempo passa. É bom saber que esse método funciona para alguém.

A experiência Cosmopolis te mudou?
ROBERT: Apenas pegando a parte que muda muito você, e não ter que forçar nada para interpretar. Eu não posso acreditar que não tenho feito um filme desde então. É ridículo. Está me deixando um pouco louco.

A quanto tempo você não está trabalhando?
ROBERT: Praticamente um ano, mas nesse tempo eu tive que promover, tipo, quatro filmes (ri histericamente), o que também é ridículo. Eu sinto como se fosse todo o meu trabalho, porque é tudo o que eu faço. Antes, eu pensava que ter um filme Crepúsculo após cada projeto me deixaria com menos medo. Mas, assim que isso acabou, você percebe que não é fácil tomar decisões. Eu acho que, em parte, tem a ver com o fato que eu estou ficando mais velho.Agora eu posso fazer coisas diferentes, eu começo a me encaixar em diferentes papéis e, claro, não posso interpretar um estudante de ensino médio.

Então foi uma pausa intencional...
ROBERT: Já faz um tempo que eu não conseguia encontrar nada. E, de repente, alguns meses atrás, eu encontrei um monte de coisas, todas de uma vez. Mas nenhum desses projetos começa até o outono. Outono, primavera e verão estão cheios, quatro filmes de uma vez, mas tem me levado um tempo para poder organizar isso. Eu realmente quero começar a trabalhar de novo.

Mission: Blacklist, que é sobre o soldado americano cujos interrogatórios levam a encontrar Saddam Hussein, é realmente seu novo projeto...
ROBERT: Eu acho que sim. O diretor está no Iraque, ficando no mesmo palácio onde o cara que estamos fazendo o filme ficou. Ele está em mandando fotos. É uma loucura. Nós gostaríamos de filmar no Iraque, mas será muito difícil por causa da segurança. Eu me pergunto se o Afeganistão faria uma boa dupla com o Iraque (risos).

Escrever é algo que atrai sua atenção? Que tipo de livros você gostaria de ser o autor?
ROBERT: Certamente algo como '50 tons de Cinza' (ri histericamente). Eu realmente gostaria de fazer isso e inverter os papéis: fazendo a mulher, a que pune o homem. Iria ser muito divertido. Algo como 'Misery', mas realmente ele adora estar naquela situação.

Você foi perseguido pela sombra da fama por anos. Você faz qualquer coisa para evitar toda a atenção pública?
ROBERT: Nada funciona. Ás vezes você tenta as coisas típicas, como um chapéu e óculos escuros. Ela acaba sendo uma coisa de onde você vai, tem que ser lugares onde as pessoas não esperariam te encontrar. Ás vezes isso funciona, mas não sempre.Uma vez fui a uma reserva indígena no Novo México, tinha uma pequena cidade no meio do nada com 200 ou 300 habitantes, Eu saí do carro e literalmente 5 minutos depois alguém foi se aproximando de mim e dizendo: "Robert?". Eu não pude acreditar. Mas normalmente a única coisa chata são os paparazzi ou qualquer um que te segue. É irritante. Quando as pessoas realmente gostam de você, é ótimo. Você não se cansa disso. Eu diria que 90 por cento das pessoas que se aproximam de mim são um pouco intimidadoras. Elas me dizem coisas como: "Meu primo de três anos é realmente um grande fã!" Eles nunca são os fãs! (risos).

Nossa conversa termina com essa nova exibição de humildade do ator. Muitas coisas mudaram na sua vida desde que ele colocou a maquiagem pálida de Edward Cullen pela primeira vez, mas parece que a fama não subiu na sua cabeça.

 Tradução: Jacque Chiarolanza  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twilight Breaking Dawn - Bella and Edward Wedding